segunda-feira, 26 de março de 2018

ABRIL | CINEMA NA CASA DAS ARTES FAMALICÃO


Cinema na Casa das Artes



filme - LADY BIRD de Greta Gerwig

21 de abril, sábado, 21h30 (GA)

Entrada: 2 EUROS/ Estudante e Cartão Quadrilátero Cultural: 1 euro



EUA, 2002. A terminar o liceu, Christine McPherson – ou Lady Bird, como prefere ser chamada – mal pode esperar por entrar na faculdade, de preferência bem longe de Sacramento (Califórnia), a cidade de onde nunca saiu. A mãe, uma enfermeira incansável que se desdobra em empregos para pagar as despesas familiares, acha a ideia absurda e despropositada. Contudo, determinada a conquistar o mundo a qualquer custo, Lady Bird não deixa de lutar para concretizar esse sonho. Enquanto Setembro não chega, ela vai vivendo o dia-a-dia com a naturalidade própria da adolescência, entre amores, desamores, conflitos e reconciliações… Uma comédia dramática sobre as dores do crescimento que marca a estreia na realização da actriz Greta Gerwig. "Lady Bird" foi nomeado para cinco das principais categorias dos Óscares: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Actriz Principal e Secundária.



Título original: Lady Bird (EUA, 2017, 94 min.)

Realização: Greta Gerwig

Interpretação: Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts, Lucas Hedges



13

Cinema no Pequeno e Grande Auditório Cineclube da Joane

§     5 Barbara de Mathieu Amalric

A rodagem de um "biopic" sobre Barbara (1930-1997), a icónica cantora francesa, é o foco deste filme realizado por Mathieu Amalric, mais conhecido como actor em filmes de Spielberg, Wes Anderson ou na saga "007". Jeanne Balibar, ex-mulher de Amalric na vida real, faz o duplo papel de Brigitte, uma actriz famosa que faz o papel principal do filme dentro do filme, e de Barbara. Amalric interpreta o realizador desse filme, Yves Zand, que é obcecado pela cantora. Sem seguir uma narrativa tradicional, é um filme que, diz Amalric, é inspirado em Orson Welles (em particular, "A Dama de Xangai") e Ken Russell. Premiado na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes.



Título original: Barbara (França, 2017, 97 min.)
Realização: Mathieu Amalric
Interpretação: Jeanne Balibar, Mathieu Amalric, Vincent Peirani, Fanny Imber
Classificação: M/12






§     12 A Criada de Park Chan-wook

Década de 1930. A Coreia encontra-se subjugada ao Japão. Sook-Hee é contratada como empregada de Hideko, uma jovem órfã japonesa que é a única herdeira de uma grande fortuna. Desde a tragédia da morte dos mais que tem como tutor Kouzuki, um tio autoritário e dominador. Mas Sook-Hee não está ali por acaso. Ela é aliada de Fujiwara, um vigarista que tem um plano malicioso: conquistar o coração de Hideko, casar-se com ela e colocá-la num hospício. Mas tudo muda quando uma amizade inesperada surge entre as duas raparigas, que rapidamente se transforma em algo mais…Um "thriller" erótico, realizado pelo sul-coreano Park Chan-wook ("Oldboy - Velho Amigo", "Vingança Planeada", "Thirst - Este É o Meu Sangue..."), que se baseia no romance "Fingersmith", da britância Sarah Waters. O elenco inclui Kim Min-hee, Kim Tae-ri, Ha Jung-woo e Cho Jin-woong.





Título original: Ah-ga-ssi (Coreia do Sul, 2016, 144 min.)
Realização: Park Chan-wook
Interpretação: Kim Min-hee, Kim Tae-ri, Ha Jung-woo, Cho Jin-woong
Classificação: M/18





§     19 Três Cartazes à Beira da Estrada de Martin McDonagh

Passaram-se sete meses sobre o brutal assassinato de Angela, a filha adolescente de Mildred Hayes. Inconformada com a actuação das autoridades, que parecem pouco empenhadas em encontrar o culpado, Mildred resolve chamar a atenção para o caso alugando três cartazes à entrada da cidade de Ebbing, no estado norte-americano do Missuri. As frases que publica em cada um questionam directamente a competência de William Willoughby, o chefe de polícia. Essa atitude vai desencadear uma espiral de violência na cidade, com a polícia a querer demonstrar a falsidades das acusações e Mildred a tentar a todo o custo que seja feita justiça. Uma comédia negra escrita, produzida e realizada por Martin McDonagh ("Em Bruges", "Sete Psicopatas"). O elenco inclui Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell, John Hawkes e Peter Dinklage.



Título original: Three Billboards Outside Ebbing, Missouri (Grã-Bretanha/EUA, 2017, 115 min.)
Realização: Martin McDonagh
Interpretação: Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell, Woody Harrelson,
Classificação: M/16

§     26 O Futebol de Sérgio Oksman (sessão Traz Outro Amigo Também)

Há 20 anos a viver em Espanha sem nunca mais ter visto o pai, Sergio reúne-se com ele no Brasil em 2014. O pretexto é a 20.ª edição do Mundial de Futebol, durante os meses de Junho e Julho. Retomando o hábito antigo de assistirem juntos aos jogos de futebol, pai e filho esforçam-se por encontrar formas reaproximação, anulando, tanto quanto possível, o natural distanciamento causado por longos anos de ausência. Estreado no Festival de Cinema de Locarno, um documentário ficcional – de teor autobiográfico – sobre Sérgio Oksman ("Goodbye, America", "A Story for the Modlins"), cineasta radicado em Espanha, e o pai Simão Oksman, que gere uma pequena empresa de electrónica em São Paulo, Brasil.



Título original: O Futebol (Espanha / Brasil, 2015, 70 min.)
Realização: Sérgio Oksman
Classificação: M/12

Sem comentários: