sábado, 27 de janeiro de 2018

O DESERTO DE MEDEIA | Estreia na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão


O DESERTO DE MEDEIA Estreia

Texto de Marta Freitas, Encenação de Luísa Pinto

Uma Coprodução Narrativensaio-AC e Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão Com o apoio da ACE Famalicão Escola de Artes

TEATRO

22, 23, 24 de fevereiro| sábado | 21h30 | Grande Auditoria

Entrada: 6 EUROS/ Estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural:  3 Euros

M/16

Duração:  75 min

Nota - Dia 22 de Fevereiro, conversa pós-espetáculo com Eduarda Neves, docente  na Escola Superior Artística do Porto, investigadora e curadora independente".

Nos últimos três anos, a encenadora Luísa Pinto, reuniu histórias reais de mulheres que mataram os seus filhos. Confrontando-se com os inúmeros casos relacionados com o complexo de Medeia, Luísa Pinto decidiu levar à cena uma reflexão sobre o Filicídio; crime que está longe de ser uma abominação exclusiva da antiguidade, mas que ocorre na atualidade, inundando noticiários e páginas de jornal. A encenadora desafiou Martas Freitas para escrever um texto a partir das referidas histórias. O Deserto De Medeia interroga a condição de mulheres, que matam os filhos, normalmente movidas de amor e ódio a um só tempo. O Deserto de Medeia joga-se na hibridez entre a antiguidade e a contemporaneidade transpondo barreiras entre o passado e o presente estabelecendo um paralelismo entre a Medeia de Eurípedes e as Medeias de hoje.

Esta proposta anuncia uma paisagem poética numa relação dialógica entre as palavras, a música e sons, que marcam o ritmo do movimento corporal desafiador do Flamenco; intenso passional!

Em palco e a dar corpo ao drama singular de múltiplas mulheres, está a atriz Margarida Carvalho acompanhada pelo ator João Melo, e alunos do 11ºano da ACE- Famalicão Escola de Artes, aos quais se juntam os músicos Rui David e Paulo Alexandre Jorge, que acompanham ao vivo toda a narrativa como se de um segundo texto se tratasse.

Ficha artística

Texto – Marta Freitas

Encenação - Luísa Pinto

Interpretação – João Melo e Margarida Carvalho

Alunos do 2º ano da ACE Escola de Artes de Famalicão

Composição e interpretação musical – Paulo Alexandre Jorge e Rui David

Voz – Rui David

Cenografia e Figurinos – Luísa Pinto

Execução de adereços - José Lopes

Desenho de Luz – Bruno Santos

Apoio ao movimento – António Carvalho

Assistente de encenação – César Siqueira

Assistente de produção – Cláudia Pinto

Créditos fotográficos – Paulo Pimenta

Vídeo Promocional – Caroline Maia

Uma coprodução Narrativensaio-AC e Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e ACE Famalicão Escola de Artes.

Apoio ESAP/ CESAP

Sem comentários: