terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão Episódio 1.1 – 13 e 14 de janeiro


Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão
Episódio 1.1 – 13 e 14 de janeiro


Nos últimos dias de Outubro passado projetou-se o 1.º episódio do Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão com 25 sessões comentadas de cinema contemporâneo e com trilhos pela história do Cinema, dispostas em oito secções (ver www.closeup.pt), incluindo sessões para escolas e para famílias.

Nos dias 13 e 14 de Janeiro dispõe-se a primeira réplica do Observatório de Cinema, que pretendemos intervaladas de dois meses, incluindo a realização de duas sessões para escolas, com uma extensão do Cinanima (na sua 40.ª edição) para o pré-escolar e 1.º ciclo e a exibição de The Kid, um incontornável Chaplin, para os alunos do 2.º e 3.º ciclos. Para o público geral, voltamos a duas secções: A Toca do Lobo, comentado pela cineasta Catarina Mourão, da secção Fantasia Lusitana, percursos e reencontros de histórias de família; uma sessão dupla a fechar o programa dedicado ao pernambucano Gabriel Mascaro, da secção Cinema Mundo, com a exibição dos documentários, com comentário social, Um Lugar ao Sol e Doméstica.

BILHETEIRA GERAL

GERAL: 2 EUROS E CARTÃO QUADRILÁTERO: 1 EURO

ENTRADA LIVRE: ESTUDANTES, SENIORES, ASSOCIADOS DE CINECLUBES

13.Jan – 10h00 (GA)extensão da 40.ª edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – Cinanima Junior - sessão para escolas (pré-escolar e 1.º ciclo). M/3
13.Jan – 15h00 (GA)The Kid (O Garoto) de Charlie Chaplin – sessão para escolas (2.º e 3.º ciclo ciclos). M/6

Um atira pedras a janelas enquanto o outro aparece mesmo a tempo para oferecer os seus serviços com perito em reparação de janelas. É uma trapaça perfeita como tudo o resto neste incontornável clássico da obra de Charlie Chaplin, cuja combinação excepcional de risos e emoção mudou para sempre a história da comédia no cinema. Pela primeira vez enquanto realizador Chaplin experimenta a longa-metragem como formato para narrar as peripécias do atrevido e inesquecível Charlot (Chaplin) e do seu novo companheiro de aventuras (Jackie Coogan que se estreava aos 6 anos), que se torna o inseparável parceiro do protagonista quando este o salva de uma grande alhada. Algumas das cenas memoráveis deste filme incluem uma excepcional lição sobre bons modos à mesa, uma briga com um polícia e os sonhos angelicais de Charlot. Um filme imortal!

Título original: The Kid (EUA, 1921, 52 min.)

Realização, Argumento, Montagem e Produção: Charlie Chaplin

Interpretação: Charlie Chaplin, Jackie Coogan, Edna Purviance

Fotografia: Roland Totheroh

Estreia: Fevereiro de 1921 nos Estados Unidos da América

Classificação: M/6

13.Jan – 21h45 (PA)Um Lugar ao Sol + Doméstica de Gabriel Mascaro (secção Cinema Mundo). M/12

UM LUGAR AO SOL de Gabriel Mascaro

O documentário aborda o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O realizador obteve acesso aos moradores das coberturas através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro são catalogados 125 donos de cobertura. Destes 125, apenas 9 concederam entrevistas. Através dos depoimentos dos moradores de cobertura, o filme traz um rico debate sobre desejo, visibilidade, insegurança, estatuto e poder, e constrói um discurso sensorial sobre o paradigma arquitectónico e social brasileiro.

Título original: Um Lugar ao Sol (Documentário, Brasil, 2009, 66 min.)

Realização, Argumento e Produção: Gabriel Mascaro

Fotografia: Pedro Sotero

Música: Iezu Kaeru, Luís Pessoa

Distribuição: Nitrato Filmes

Classificação: M/12

DOMÉSTICA de Gabriel Mascaro

Sete adolescentes assumem a missão de registar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do quotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e transforma-se num potente ensaio sobre afecto e trabalho.

Título original: Doméstica (Documentário, Brasil, 2012, 75 min.)

Realização e Argumento: Gabriel Mascaro

Produção: Rachel Ellis

Fotografia: Alana Santos Fahel, Ana Beatriz de Oliveira, Jenifer Rodrigues Régis, Juana Souza de Castro, Luiz Felipe Godinho, Perla Sachs Kindi, Claudomiro Canaleo Neto

Distribuição: Nitrato Filmes

Classificação: M/12

Gabriel Mascaro (1983) é artista e cineasta. Vive e trabalha no Recife, Brasil. Os seus filmes e instalações foram projetados ou exibidos em importantes festivais e eventos como La Biennale di Venezia, Locarno, Toronto, Rotterdam, Oberhausen, Clermont Ferrand, MACBA- Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, MoMA, Panorama da Arte Brasileira no MAM-SP e Bienal de São Paulo. Mascaro participou em residências artísticas do Videobrasil no Videoformes (FRA) e no Wexner Center for Arts (EUA). Os seus filmes ganharam mais de 50 prémios internacionais e em Abril de 2016 teve uma retrospectiva no Lincoln Center, em Nova Iorque (EUA).

Nesta rectrospectiva, no Close-up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão, serão exibidas em ante-estreia cinco longas-metragens que correspondem à filmografia mais relevante de Gabriel Mascaro, um dos mais importantes cineastas do cinema brasileiro destes dias.

14.Jan – 21h45 (PA) – A Toca do Lobo de Catarina Mourão – sessão comentada por Catarina Mourão (secção Fantasia Lusitana.). M/12
A TOCA DO LOBO de Catarina Mourão

Catarina Mourão tem-se afirmado como um dos olhares mais delicados do cinema português. Depois de “Pelas Sombras”, um retrato da artista Lourdes Castro, a realizadora centra-se agora numa outra figura da vida cultural portuguesa: o escritor e seu avô Tomaz de Figueiredo. Um olhar que abre as portas secretas de uma vida que deixou apenas o seu trabalho para a memória dos seus filhos e dos seus netos, tal como de uma família que se viu separada pela sua morte e marcada pelo dia-a-dia de um país ditatorial – um país duramente percorrido por quem escreveu sobre ele. Na sua antiga casa, vivem os segredos e os acontecimentos que nos falam, hoje, por um quarto fechado à chave – um quarto aberto pela câmara da realizadora e pelo movimento deste filme: a nossa intimidade. O momento decisivo para a sua realização aconteceu com a descoberta de um programa de televisão nos arquivos da RTP sobre Tomaz de Figueiredo, que ela nunca conheceu mas que parece falar-lhe directamente. "Aí foi o momento em que eu disse: este filme tem de ser sobre o meu avô. Porque senti que, de uma forma quase fantasmagórica, ele me estava a convocar para fazer este filme. Na história, narrada na primeira pessoa pela realizadora, "passado, presente e futuro estão todos juntos ali como se fossem um só", resume.

Documentário / Ficção, 2015, 102 min

Realização e Argumento: Catarina Mourão

Fotografia: João Ribeiro, Catarina Mourão

Música: Bruno Pernadas

Som: Armanda Carvalho

Produtor: Catarina Mourão, Maria Ribeiro Soares / Laranja Azul

Classificação: M/12

Sem comentários: