segunda-feira, 23 de maio de 2016

Lisístrata de Aristófanes | Coprodução da ACE – Famalicão e Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão


Lisístrata de Aristófanes
Coprodução da ACE – Famalicão e Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
17 e 18 de junho| sexta-feira sábado | 21h30 | | Grande Auditório
Entrada: 6 EUROS/ Estudante e Cartão Quadrilátero Cultural: 3 Euros
M/12
Duração: 80 m
Aristófanes nasceu em Atenas, no ano 445 a. C. e é considerado o maior dos comediógrafos gregos.
Dele chegaram até nós onze peças cómicas em que é sempre visível a defesa dos valores instituídos e o ataque a tudo quanto possa subverter esses valores. Chega a atacar Sócrates e a acusá-lo publicamente de corromper os costumes.
Lisístrata não participa desse espírito: é uma peça contra guerra, uma convicta apologia da paz e da concórdia entre todos os homens. Nela se atacam os velhos que governam a nação e gastam em armas o dinheiro necessário para outros fins. As mulheres, sob a direção de Lisístrata, revoltam-se e conseguem, unidas, pôr fim à guerra civil e trazer para casa os maridos e filhos. Utilizam para isso a arma do sexo: não se deixarão possuir por homem algum enquanto não acabar a guerra e não se fizerem as pazes. Representando em 411 a.C., o texto continua hoje a ser, em muitos aspetos, ousado e atualíssimo.
Aristófanes cultiva na sua comédia o humor mais obsceno e despudorado, mas há que ter em conta que a maior parte das comédias se destinavam a ser representadas durante as festas de Diónisos, das quais estavam ausentes quaisquer preocupações desse estilo; em certos cortejos, levava-se em triunfo um falo gigantesco e cantavam-se hinos obscenos que hoje em dia chocariam os ouvidos piedosos, pois a nudez e o sexo eram nesses tempos vistos com outros olhos.
Tradução Manuel João Gomes
Encenação de Constança Carvalho Homem e João Cardoso
Interpretação Alunos do 2º Ano de Interpretação do Curso Profissional de Artes do Espetáculo da ACE Escola de Artes Famalicão.

Sem comentários: