sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O Pianista Famalicense João Monteiro (Vencedor do Prémio Helena Costa), a ORQUESTRA SINFÓNICA DA ESMAE, com a direção de Dainius Pavilionisn - Casa das Artes 1 de Março

Concerto com Piano e Orquestra
Obras de Tchaikovsky, Beethoven e Nuno Peixoto
Dainius Pavilionis |Direção
João Monteiro (Vencedor do Prémio Helena Costa) |Solista/Piano
ORQUESTRA SINFÓNICA DA ESMAE
Música Erudita
1 de Março| Domingo| 18 h30 | Grande Auditório
Entrada: 5 EUROS/ Estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural: 2.5 Euros
M/6
Duração: 90 m

Programa:
I - Concerto de Piano No. 1, em Si Bemol Menor, op. 23 |Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)
II - Sinfonia n.º 5, Op. 67 |Ludwig van Beethoven (1770-1827)
III - “...na viagem de um livro” de Nuno Peixoto
Dainius Pavilionis (b. 1977) começou a carreira de músico na Marijampolé Music School onde estudou piano. Em 1989 foi premiado na competição de piano Balys Dvarionas. Em 1992-96 estudou regência coral no conservatório Kaunas Juozas Gruodis. Em 2002 terminou a pós-graduação na Lithuanian Academy of Music and Theatre, na classe do Prof. Povilas Gylys e foi premiado com um diploma MA em regência coral. No mesmo ano frequentou Master Classes de Sinfonia, regidas pelo Prof. P. Gulke (Alemanha). Sob orientação de um distinto maestro Lituânio Prof. Juozas Domarkas, terminou os estudos em 2006, de regência sinfónica e foi premiado com mais um diploma MA.
Sinfonieta - Orquestra Sinfónica da ESMAE- É considerável e representativo o reportório já abordado pela Orquestra. A qualidade do trabalho tem sido reconhecida, quer através de apreciações elogiosas de maestros convidados, quer em críticas e artigos de revistas especializadas. Saliente-se em particular a revista Le Monde de la Musique, a qual, aquando da interpretação de Petruchka de Stravinsky pela Orquestra Sinfónica da ESMAE, publicou um artigo intitulado “Le Renouveau du Portugal”, com o subtítulo “L’Orchestre de la ESMAE, vous connaissez? Vraisemblablement pas. Cette formation de jeunes musiciens classiques prépare impatiemment l’avenir dans un Portugal longtemps frustré sur le plan musical.” (in Le Monde de la Musique, nº 258, Out. 2001, p. 26)
João Monteiro Piano- Famalicense, detentor do Prémio Helena Sá e Costa 2014, estuda actualmente na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE) na classe do professor Constantin Sandu. Integrou o festival Harmos Classical 2014, apresentando-se em concerto com o Éclatant Ensemble  na Sala 2 da Casa da Música. Ensemble orientado pelo professor António Saiote, com estreia em recital no “Festival ESMAE 2013” e distinguido com Menção Honrosa no III Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”.

Sem comentários: