quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

ALI BABÁ E AS 40 CANÇÕES

ALI BABÁ E AS 40 CANÇÕES
ÓPERA ISTO
Ópera/teatro musical
Co-produção: Casa da Música / Opera Isto
11 e 12 de Fevereiro| Quarta e Quinta| 10h30 e 14h30 | Grande Auditório
Entrada: 4 EUROS/ Estudantes e Cartão Quadrilátero Cultural: 2 Euros - sessões escolares requerem marcação prévia.
M/4
Duração: 60 m
SINOPSE
Quem anda a roubar canções?
Envolvendo peripécias e personagens irrequietas, como os irmãos Mustafá e Mustafá Sustenido, para além do próprio Alibabá e da sua companheira Maria, este espectáculo encenado promove, com humor, uma abordagem didáctica ao universo da canção e da música com ressonâncias orientais. O repertório clássico deixa tocar-se pelos contos mágicos do Oriente, manifestando um tesouro musical digno d'As Mil e Uma Noites.
Alibabá repete um sonho que o atormenta desde o dia em que lhe roubaram as canções. As suas canções, roubadas durante a noite, algures durante a sua permanente viagem de nómada, deixaram na sua vida um vazio insubstituível. Mas, de repente, ouve-se o canto da caravana “zumgaligaligalizumgaligaligalizumgaaaa” e o som do seu canto acorda Alibabá. À cabeça da caravana, os irmãos Mustafá e Mustafá Sustenido, revelam-se personagens misteriosos. Alibabá tem uma ideia parecida com a de Pedrillo na ópera o Rapto no Serralho, de Mozart: se um muçulmano não bebe álcool, este há-de ter nele um efeito devastador. Só assim se poderá saber se eles têm a chave para que a música volte a sorrir a Alibabá. O perfume da mesa farta estende-se a um inspirado convívio musical que desaguará numa alucinante viagem de tapete voador (que mais não é do que um tapete de cozinha movido a vento, por um ventilador de verão.)
ALIBABÁ E AS 40 CANÇÕES é um conto de amor às canções (que para Alibabá significam pouco menos do que os próprios pulmões).
Ficha Técnica e Artística
VOZES: Ângela Alves, Mário João Alves, Gabriel Neves, Miguel Reis
PIANO: João Tiago Magalhães
TEXTOS: Mário João Alves
ENCENAÇÃO: Mário João Alves
DISPOSITIVO CÉNICO, FIGURINOS E ADEREÇOS: Ópera Isto
DESENHO DE LUZ: Nuno Almeida
ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO E DIRECÇÃO DE CENA: Paula Conceição

Sem comentários: