terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sara Tavares na Casa das Artes Vila Nova de Famalicão

Sara Tavares
14 de Dezembro | Sábado | 21H30 | Grande Auditório
Entrada: 15 euros/ Cartão Quadrilátero Cultural: 7.5 Euros
M/3
Duração: 80 m

Sara Tavares – voz, guitarra
Luiz Caracol – guitarra, cavaquinho, voz
Hugo Aly – baixo, voz
Ivo costa – bateria, voz
Miroca Paris – percussão, voz

Ao longo dos já, 19 anos de carreira, Sara Tavares tem vindo a aprofundar uma identidade musical capaz de integrar diversos elementos sejam eles africanos, portugueses ou simplesmente universais, chegando hoje a uma sonoridade muito própria ou mesmo única.
O seu talento, não só de cantora mas também de compositora e produtora, tem vindo a amadurecer, reflectindo uma vivência repartida por Portugal, Cabo Verde ou pelas constantes viagens que leva a cabo pelo resto do Mundo.
Com 4 cds  e 1 dvd editados, entre 1996 e 2009, foi com o álbum Balancê, editado em 2006, que o mundo conheceu Sara Tavares; o seu verdadeiro cartão de visita internacional, com edição um pouco por todo o mundo; e a confirmação de uma cantora-compositora capaz de fazer a ponte entre África e a Europa com uma sensibilidade pessoalíssima. Tudo reconhecido pelo sucesso comercial e pela aclamação da crítica (Sara Tavares foi nomeada como Artista Revelação para os prémios BBC de World Music em 2007).
“Se a Luz do Sol tivesse um som, soaria como a voz da Sara Tavares”, escreveu a revista inglesa Taplas.
Esse reconhecimento do público e da crítica estabeleceu-se com “Xinti”, álbum editado em 2009, pouco antes de ser forçada a parar por razões de saúde.
Ultrapassada essa etapa, Sara Tavares regressou aos palcos empenhada em terminar a tournée que tinha sido interrompida, levando Xinti, a sua energia e inspiração até onde não tinha sido possível levar, continuando a ter o reconhecimento do público e dos media, ganhando o prémio de melhor voz feminina no Cabo Verde Music Awards em 2010 e ao ter sido homenageada na Alemanha em 2012.
Por cá, sendo poucas as oportunidades de vermos esta artista actuar, cada espectáculo é uma oportunidade de entrarmos no seu mundo e de, por momentos, no conseguirmos abstrair de tudo e deixarmo-nos levar…

Sem comentários: