sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Exposição de Pintura de José Nunes

Exposição de Pintura de José Nunes
De 7 a 31 de Dezembro, Foyer
Titulo – A Mania das Golas e o Amolador de Pele  
Texto técnico do trabalho de autor
Inserido nos princípios de um movimento artístico e em toda uma filosofia surrealista, o autor apresenta um trabalho contemporâneo essencialmente visual em que por meio do automatismo em que a mente pouco ou nenhum controlo exerce, tanto a nível abstracto ou figurativo simbólico, tenta transmitir as imagens da realidade mais profunda, ou seja, do subconsciente, quer seja nos conceitos do autor como na envolvência social a que ele pertence ou se sujeita. Acrescenta ainda o dissecar do seu processo criativo, os alicerces da sua obra, que se denominam como a parte consciente do seu trabalho.
Desta forma, a essência da exposição é o confronto e o choque desses mesmos princípios surrealistas, automáticos e subconscientes, com a completa noção de um processo criativo, delineado e consciente. Tanto pelos textos, desenhos ou pintura a óleo, partes integrantes do seu processo, o autor cria uma banalização interpretativa da sua obra, resultando assim, no principal objectivo da exposição.

Texto Surrealista (apresentado em caderno aos visitantes, excerto)
“Na Mania e em maneio diz-se que…
Ela, de riso em raquete e olho em marca, pretende o exaurir da probabilidade de querer fogo. Diz-se que ela, na palpitante zona do ferro cintilante, atira chaves embeiçadas por rolos de energia queimada e alourada no capital ensejo da memória que por sua vez, reflecte chinelos de pontos frios futuros. Nada mais é que confronto de um passado e de um futuro no presente envolvido em seus longos cabelos tristes com vertigens em gola gasta.
Em cascas varridas numa qualquer prenda de fundo robusto diz-se que ela sente legítimos escopos de felicidade…

Sem comentários: