quarta-feira, 8 de setembro de 2010

GABY, a primeira de António Torrado

Comemoração dos 100 anos da Republica Portuguesa
“..... Gaby Deslys, radiosa estrela das “Folies” e arranca-corações, com créditos internacionais firmados …. ensinou ao rei os prazeres do amor. “

Teatro Musical
Co-produção: CASA das ARTES de V.N. Famalicão e Jangada Teatro
5 de Outubro terça-feira 21h30 Grande Auditório ESTREIA NACIONAL
Entrada: 10 Euros
M/12
Duração: aprox. 120
6 e 7 de Outubro às 15h00 e 10h00 - Escolas Secundárias
Entrada: 2 euros
7 de Outubro às 16h00 - seniores
Entrada: 5 euros

Sinopse
O infante D. Manuel (D. Manuel II) sobe ao trono com dezoito anos, depois da morte trágica do pai e do irmão mais velho. O jovem rei não estava preparado para reinar, sobretudo num período de turbulência política como aquele que se vivia em Portugal, na primeira década do século XX.
A mística republicana, as fúteis divisões entre os monárquicos e o descrédito das velhas instituições ditaram a mudança do regime, em 5 de Outubro de 1910.
Durante o ano e meio do seu reinado, D. Manuel, de rapazinho assustado e inseguro fez-se um homem. Para tal terá contribuído a francesa Gaby Deslys, radiosa estrela das “Folies” e arranca-corações, com créditos internacionais firmados. Mais velha do que o rei cerca de dez anos, Gaby veio a Portugal, em 1909. Terá sido ela quem, professora exímia, ensinou ao rei os prazeres do amor.

Ficha técnica:
Encenação - Rui Sérgio
Actores/Cantores - António Leite; Bel Viana; Faria Martins; Luiz Oliveira; Sophia Cunha; Patrícia Ferreira; Vânia Pereira; Vítor Fernandes e Xico Alves
Direcção Musical - Ricardo Fráguas
Músicos - Hugo Vieira ; Rui Reis
Figurinos - Cláudia Ribeiro
Cenografia – Manuel Costa Dias Desenho de Luz – Nuno Tomás

Sem comentários: