quarta-feira, 12 de maio de 2010

De Coimbra até ao Minho (Homenagem ao Dr. Nuno Carvalho)

Antologia do Fado de Coimbra 2010
18 de Junho, sexta-feira, 21h00, Grande Auditório
Entrada: 5 euros
M/3
Duração: 90 m
“Antologia do fado” trata-se de um projecto cultural que teve início na academia do Porto e que junta um programa de variedades em volta do fado de Coimbra e das sonoridades paralelas que o caracterizam. O fado tradicional, o fado balada, a música de intervenção, a música académica, o teatro e a poesia, num alinhamento temático e cénico.
Alinhamento
Começando com um grupo de cantares ao desafio invocando os temas mais populares e a origem do fado de Coimbra, passa pela Poesia marcada pela exaltação de grandes poetas no panorama literários português.
A sonoridade da guitarra desde o arrastar em acordes tradicionais á mais erudita e virtuosa forma de a tocar.
Num alinhamento temático, com a presença de ilustres convidados como Dr. Luiz Goes e Dr. Camacho Vieira.
Temas de carácter próprio e identificados como “a geração de 70”, invocando nomes como Zeca Afonso ou Adriano Correia de Oliveira, entre outros.
A presença de grupos corais, neste caso os antigos orfeonistas da Universidade de Coimbra.
Neste concerto propomos, a homenagem a uma personalidade como o Dr. Nuno Carvalho, ilustre advogado desta terra, mas acima de tudo pelo seu trabalho desenvolvido como músico e intérprete da música de Coimbra.
O reconhecimento público desta personalidade, vem reforçar a ideia que, de facto, marcou a identidade musical mas o mesmo tempo contribuiu para algo que extravasa a própria música e a própria academia de Coimbra

Sem comentários: