quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

“ Planeta Brasil em Portugal”, de 6 a 27 de Fevereiro

Monstro Mau
Funk/Rock
6 de Fevereiro, Sábado, 21h30, Grande Auditório
Entrada: 8 Euros
M/3
Duração: 90 m
http://www.myspace.com/monstromau
Lixo é o nome de um dos temas do segundo registo de estúdio do Monstro Mau e que vem dar nome ao próprio disco. A ideia subjacente a este título é precisamente de que, no Lixo, não há lugar para diferenciação: «Tudo é Lixo!». Assim, o Lixo surge como personificação da “Utopia de Thomas Hobbes”:
«Não há lixo pobre, rico, novo, velho sujo, limpo
Tudo é lixo!!!
O Lixo é a liberdade!!!»


G S Quartet - Gileno Santana
Latin/Jazz
6 de Fevereiro, Sábado, 23h00, Café Concerto
Entrada: 5 Euros
M/3
Duração: 90 m
http://www.myspace.com/gsquartet
Liderado pelo trompetista Gileno Santana, o GS Quartet encontra na música popular brasileira o seu repertório de eleição, passando por autores como Caetano Veloso, João Donato ou Pixinguinha e apresentando também alguns temas originais. Os elementos do quarteto são todos formados em Jazz pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo e transportam para as suas interpretações as mais variadas influências dando uma nova vida a temas clássicos da MPB.
Uma das preocupações do grupo é mostrar a verdadeira essência da música... uma música totalmente livre e ao mesmo tempo totalmente presa nas suas células rítmicas e acordes dissonantes. Graças ao talento desta nova geração de músicos, isso é possível.

Trio Pagú
Bossa Nova
13 de Fevereiro, Sábado, 23h00, Café Concerto
Entrada: 5 Euros
M/3
Duração: 90 m
http://www.myspace.com/triopagu
Composto por três músicos com uma cumplicidade muito grande devido à longa vivência musical conjunta, o Trio Pagú surge em Janeiro de 2004 com a vontade de reinterpretar clássicos da Bossa nova e da MPB. Para tal recorreram a uma formação pouco convencional, composta por guitarra bateria/percussão e voz. Temas da autoria de Budda, gravados pelos big fat mamma ou pelo Monstro Mau, são também reinventados por esta formação. Por diversas ocasiões o trio pagú convida outros músicos que contribuem para uma maior diversidade sonora. A Alex (voz e percussão), Budda (guitarra) e Nico (bateria /percussão), junta-se Rui Salgado (contrabaixo) e João Pedro Brandão (sax e flauta) ampliando este trio a quinteto. Temas como Leãozinho, Agora só falta Você, Sozinho, Qualquer Coisa, Nem Vem que não tem, Samba e Amor e Desafinado, são alguns dos temas reinventados pelo Trio Pagú, num espectáculo intimista.

Grupo Samba Lêlê
Samba
20 de Fevereiro, Sábado, 23h00, Café Concerto
www.sambalele.com.pt
O grupo "Samba LêLê" é o mais antigo grupo de samba em Portugal, tendo sido formado em 1973 por estudantes brasileiros da Universidade de Coimbra.

Workshop Samba Batucada (abordagem dos timbres, ritmos, temas e instrumentos)
Samba
20 de Fevereiro, Sábado, 15h00, Sala de Ensaios
Necessária Inscrição/Participação


Paulo Duval & Projecto Samba de Mesa
Pagode de Mesa
27 de Fevereiro, Sábado, 23h00, Café Concerto
Entrada: 5 Euros
M/3
Duração: 90 m
Este projecto invulgar em Portugal resgata a expressão mais genuína do Brasil em forma de música enquanto movimento etnomusicológico de cunho e raízes populares. Trata-se do dia-a-dia da vida de um trabalhador comum que, ao final de mais um dia de trabalho encontra-se com os seus colegas e amigos pra "bater um papo" ou, em termos brasileiros "jogar conversa fora" e, como normalmente isso decorre em um "barzinho" popular, sentem-se à vontade para levarem consigo os seus instrumentos musicais para o efeito, não impedindo de participar a quem não o tenha pois, desde caixinha de fósforo a pratos e talheres servem perfeitamente para serem utilizados como percussão em um bom "Samba de Mesa". Neste projecto alegre, informal e muito descontraído, Paulo Duval traz a palco colegas e amigos que recriam este movimento musical proporcionando ao público um grande momento de descontração e interação pois, em todos os temas os "refrões" por sí só constituem um efusivo convite para que toda a assistência cantem junto com o grupo. Paulo Duval & Projecto Samba de Mesa é então uma representação fiel do estilo musical pelo o qual o Brasil já colheu tanto louros, ou seja, o bom e verdadeiro Samba de Roda.
Este projecto conta com a participação de Giovani Goulart, um músico brasileiro radicado a muitos anos em Portugal.

Sem comentários: