quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lendária cantora Judy Collins na CASA das ARTES de Famalicão a 20 de Junho 2009





Judy Collins (Singer / Songwriter) nasceu em Maio de 1939, em Seattle, Washington. Toda a sua formação musical foi desenvolvida na área clássica como pianista, estreitando-se publicamente aos 13 anos, executando o "Concerto para Dois Pianos" de W.A. Mozart. Mas foi a música de artistas como Woody Guthrie e Pete Seeger, bem como as tradicionais canções folclóricas do renascimento, que provocaram um forte "amor às letras”, passando do piano para a guitarra.

Começou sua carreira cantando canções tradicionais e populares contemporâneas escritas por songwriters como Bob Dylan e Phil Ochs. Lançou artistas como Leonard Cohen e Joni Mitchell, gravando as suas canções, na época artistas desconhecidas.

A partir 1967, Judy Collins começou a gravar suas próprias composições originais. Tem escrito um livro de memórias e dois romances, e recebeu dois prémios Grammy e uma nomeação para Óscar.

Ao longo da sua impressionante carreira, mais de 40 anos, tem sido muito activa socialmente. É uma representante da UNICEF, defensora da destruição de minas terrestres e da prevenção do suicídio.

Continua a encantar plateias no mundo inteiro, com a sua mistura única da canção folk americana e temas contemporâneos.

Sem comentários: