segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Exposição - «UN-CONTROLLED» FASE 1 / 2008


I.M.A.N.08 [Intermédia, Multimédia, Acção e Nada] - PROJECTO INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA

4ª EDIÇÃO DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS
Foyer, Dezembro

Artistas em exposição:
BRUNO MARQUES, CARLOS SOUSA, COLECTIVO ALG-A, FRANCISCO LARANJEIRA, JAVIER TUDELA, MARISA TEIXEIRA, NADIA DUVALL, PASCAL FERREIRA, PEDRO PENILO, ZERO FOUNDATION"

O projecto internacional de arte contemporânea I.M.A.N. [Intermédia, Multimédia, Acção e Nada] traz-nos neste mês a sua 4ª Edição à Casa das Artes com uma extensão das actividades à cidade de Berlim através de um plano programático e curatorial que se designa «UN-CONTROLLED» fase1.
O projecto artístico propõe este ano (fase1) e no próximo (fase2) ser um género de jogo no qual o artista é convidado a reflectir sobre o seu posicionamento na contemporaneidade, em relação às categorias tecnológicas a que recorre (media) e o porquê dessas opções para a sua prática artística; em relação às categorias de sentido na criação e fruição que procura pelo cruzamento desses media; em relação às categorias da consciência activa e auto-regulativas com que desenvolve a sua prática “em resistência” perante um estado contemporâneo reconhecido como totalizador e/ou segmentador.
Os vários conceitos-chave do projecto da autoria e direcção de Alexandre A.R. Costa reforçam uma perspectiva de um espaço incerto, instável e indeterminado para a arte contemporânea: “Intermédia” (referente aos pontos de criação e fruição no cruzamento de medias, a alusão aos pontos de contacto nos sistema complexos da actualidade – relacionado com Interdisciplinaridade); “Multimédia” (referente à possibilidade de recurso indeterminado de media (pré e pós digital e multimédia) assim como as últimas possibilidades das novidades tecnológicas, que tanto podem possibilitar diversidade das práticas como fazer com que o artista se desvie apenas para o território do admirável); “Acção” (referente ao compromisso do posicionamento do artista contemporâneo, à consciência activa que consegue provocar e a sua possibilidade de auto-regulação); “Nada” (proposta de reflexão referente ao estado-hiato de globalidade: incerteza entre as possibilidades totais e disseminação inevitável da prática artística e a probabilidade de desolação nos resultados pela sobreposição do gratuito e da diversão) sendo que tanto numa perspectiva como noutra a dissipação deverá ganhar.
Esta quarta edição do I.M.A.N. tem este carácter de contiguidade em relação às outras três edições realizadas nos anos transactos perfazendo um ciclo que faz parte de um projecto maior e que procura atingir um clímax durante a celebração da sua quinta edição, ou seja, a fase2 de «UN-CONTROLLED» em 2009, com várias propostas neste momento em preparação. Para este Dezembro de 2008 com inauguração no dia 13 a partir das 17 horas aqui está «UN-CONTROLLED» fase1.

Sem comentários: