sábado, 5 de janeiro de 2008

Ensemble Português de Trompas


Musica Erudita
19 de Janeiro, Sábado, 21h30, Grande Auditório
Entrada: 5 euros
M/3
Duração 90 m

Inédito, o Ensemble Portugues de Trompas foi criado em 2007 de forma a preencher uma lacuna na actividade profissional da música de câmara em Portugal.
Inicialmente formado por alunos da Classe de trompas do prof. Abel Pereira da Academia Nacional Superior de Orquestra em Lisboa, o grupo desenvolveu essencialmente uma actividade pedagógica e curricular, até a altura em que Abel Pereira resolveu apostar na formação destes jovens, profissionalizando a sua actividade.
Desde a sua criação em Maio de 2007, e tendo como concerto-baptismo na Procuradoria Geral da República realizou já diversos concertos em Portugal e uma digressão na Africa do Sul no passado mês de Julho.
O octeto é a base principal do grupo mas tem-se apresentado regularmente em formações alargadas com diversos trompistas e maestros convidados.
No mês de Outubro realizaram um concerto no encerramento I Congresso Nacional de Trompas tendo actuado com 24 trompistas, participantes no CNT e alunos de diversas escolas do país.
A gravação de cds, dvds, a apresentação em master-classes e a realização de concertos no circuito nacional e internacional são os principais objectivos do Ensemble, divulgando desta forma o ensino da trompa em Portugal e afirmando uma nova categoria na performance deste instrumento.
Contado com um repertório vasto e bastante eclético o grupo tem apresentado obras de extrema dificuldade técnica e interpretativa, tendo em conta serem na maior parte arranjos de peças originais para orquestra sinfónica.
O virtusismo a dinâmica e a energia são as principais características de um grupo que começa a revolucionar a arte de tocar trompa.
Será em 2008 o agrupamento residente da Associação Nacional de Trompas, contando com a dir. artística de Abel Pereira.
Neste concerto o Ensemble Portugues de Trompas contará com a participação especial de um pianista, baixista e baterista convidados, para a execução das obras “Caravan” de Duke Elington e “Bohem Rapsody” dos Queen e estarão em palco 17 trompistas.

Sem comentários: