sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Destaques para o 1º trimestre de 2008

2 de Fevereiro – Teatro

STABAT MATER de Antonio Tarantino
Actriz Maria João Luis
Tradução Tereza Bento Cenografia e figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Encenação Jorge Silva Melo

De Antonio Tarantino, artista e escritor italiano, Stabat Mater conta-nos a história de Maria, ex-prostituta, mergulhada na miséria, sozinha, resignada e cheia de ódio contra a sociedade, à procura do filho desaparecido. Com encenação de Jorge Silva Melo, o texto é uma longa afabulação não narrativa, onde a partir da imagem marginalizada, mas vibrante das figuras de fé e do mito, e da linguagem de rua dos imigrantes, que mistura os dialectos, com efeitos de verdades e comicidades irresistíveis, sobressai a heresia, própria da vida, de uma dor que não serve nem salva, e da história que impiedosamente repete o seu ciclo sem evoluir. Com este trabalho, a actriz Maria João Luís recebeu o Prémio da Crítica 2006 da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.

9 de Fevereiro - Música
Little Annie

Actualmente a viver em Nova Iorque, Little Annie, a diva punk, editou em 2006 o CD “Songs from the Coalmine Canary” produzido por Antony o líder dos Antony and The Johnsons que também assina a meias a autoria de alguns temas deste álbum e gravou para o mesmo as áreas de piano. Este trabalho mereceu os elogios da crítica especializada, figurando em várias listas internacionais para melhor disco do ano 2007.

Little Annie Voz Paul Wallfish Piano


22 de Fevereiro -Música Jazz
One night with Melissa Walker and Friends…

Melissa Walker Voz Vana Gierig Piano Sean Conly Baixo Clarence Penn Bateria

“Melissa Walker merece ser considerada como uma das vozes mais sensíveis da sua geração.”
Billboard (E. Unidos)

“Penso nas canções como histórias. Elas representam e descrevem as nossas crenças universais sobre o significado do amor, alegria, saudade, perda, remorsos, os caminhos percorridos e não percorridos. As canções capturam a essência dos nossos espíritos e ajudam a definir a nossa vida espiritual; são celebrações do que conseguimos e de quem somos.
São as minhas oferendas aos espectadores, que idolatram a Arte da Canção…”
Melissa Walker
http://www.melissawalker.com/


1 de Março – Música singer/songwriter

Nuno Galopim apresenta… Uma noite com John Vanderslice na Casa das Artes.
O norte-americano John Vanderslice vai estrear-se em portugal e tem no álbum Emmerald City um dos melhores discos de 2007.

O primeiro de um ciclo de concertos com uma regularidade trimestral, cuja escolha do artista/banda é da responsabilidade de um conceituado Jornalista, uma espécie de “curador” que para além de apresentar a estrela internacional, será ele, na primeira pessoa, um dos protagonistas maiores da noite.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

David Dondero (US)

Folk / Indie
18 de Janeiro, sexta-feira, 21h30, Grande Auditório.
Entrada: 8 euros
M/3
Duração 90 m
www.myspace.com/davedondero


A crítica especializada já o considera um dos dez melhores songwriters vivos da América.
Nasceu no Minnesota, numa pequena Cidade rodeada de verde e estradas de terra batida. Um cenário inspirador onde as pradarias murmuram histórias da velha e bucólica América.
Dondero é um andante solitário. Um nostálgico. Contraditoriamente, um visionário da nova “Amaricana”. Um viajante de pouca bagagem – Uma guitarra e um mapa com os destinos mais longínquos.
Simple Love (2007), o mais recente álbum de Dondero é uma revisita à Folk de outros tempos com uma sonoridade dos nossos dias. Um álbum de canções simples.
Simple Love é uma viagem aos Mundos de Dondero.
Simple Love é Uma viagem pela distante e desunida América à procura de um novo rumo, de uma América á beira do colapso, sem crença, de uma América que reivindica o futuro.
Simple love é uma viagem á terra do nunca.
David ou se preferirem, Dave Dondero na Casa das Artes, num concerto íntimo, em formato one man show.