quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Querido Che

Espectáculo musical dedicado Che Guevara, 40 anos depois da sua morte
Musical sobre os anos imeditamente anteriores ao momento em que Che Guevara embarca no Granma com Fidel Castro em direcção a Cuba para fazer a revolução. É uma peça que fala de amor e revolução. Da revolução que é o amor e do amor à revolução
Teatro musical
2 e 3 de Novembro, sexta-feira e Sábado, 21h30, Grande Auditório.
Entrada: 10 euros
M/12
Duração 95 m

Depois de muitas viagens pela América Latina, e imediatamente antes de se aventurar na Revolução Cubana com Fidel Castro e outros revolucionários, Ernesto Guevara vive algum tempo no México, após sair da Guatemala com visto de refugiado. Aí sobrevive com trabalhos avulsos, fazendo fotografia, na rua, com o seu amigo guatemalteco Julio Cáceres, el Patojo, e trabalhando em Hospitais, fazendo investigação médica e sempre procurando assumir uma maior actividade política. É a época em que Ernesto Guevara abandona definitivamente a boémia, casando com Hilda, uma militante política peruana, e de quem acaba por ter uma filha, também chamada Hilda. Conhece Fidel Castro e este convida-o a participar na acção armada contra Fulgencio Batista. Ernesto aceita.
É no México que Ernesto Guevara sofre a prisão pela primeira vez. Após uma denúncia, Fidel e muitos dos seus companheiros são presos e também Ernesto, cuja morada foi encontrada pela polícia nos documentos apreendidos a Fidel. Nos finais de 1956, já em liberdade, mas clandestino, Che treina a guerrilha e prepara fisicamente os futuros combatentes da Sierra Maestra. Pouco tempo antes da partida para Cuba, no pequeno barco “Granma”, Che está já divorciado de Hilda, que regressa ao Peru. É o início da sua aventura revolucionária em Cuba.
“Querido Che” é uma ficção teatral, mas usando a informação biográfica do período em que Ernesto Guevara viveu no México, Setembro de 1954 a Novembro de 1956.

“Querido Che” é, também, uma aventura musical. Trata-se de uma obra em que a paisagem sonora é essencial, e por isso as personagens também agem musicalmente, havendo canções que acompanham a acção dramática.

FICHA TÉCNICATítulo: Querido CheAutor: Abel NevesEncenação: Almeno GonçalvesElenco: Alexandre Ferreira, Hugo Sequeira, João Maria Pinto, João Miguel Mota, Manuel Lourenço, Maria Walbeehm, Orlando Costa, Patrícia Pinheiro e Sofia DiasCenografia: Alexandra VarelaFigurino: Patrícia RaposoCoreografia: Marco de CamillisDesenho de luz: Almeno GonçalvesProdução: Sola do Sapato

Sem comentários: